O segredo é P-L-A-N-E-J-A-R
Como já foi dito aqui no site, só existem duas soluções possíveis para quem está em dificuldades financeiras, a primeira é aumentar a renda, o que convenhamos pode não ser muito fácil, porém a segunda, que é diminuir os gastos, está ao alcance da grande maioria.
Pense no seu mês e quantas compras ou dívidas você adquiriu, pense na última semana e o que você comprou que poderia ter ficado perfeitamente sem comprar, pense no seu dia de ontem e o que você adquiriu por impulso, sem necessidade, apenas pela vontade.
Não são raras as situações nas quais entregamos nosso dinheiro ao outro, situações que poderiam ser evitadas através de um melhor controle pessoal, um mínimo de Educação Financeira.
Planeje, programe quais são seus compromissos para o próximo mês, como as despesas de água, luz, telefone, mercado, entre outras. Perceba que em cada uma destas, você tem a possibilidade de economizar.
Com a conta de água você pode evitar o desperdício ensaboando-se com o chuveiro fechado, escovando os dentes com a torneira fechada, não lavando a calçada todos os dias, entre outras possibilidades.
Com a conta de luz é fácil, nada melhor do que o apagão que passamos em 2001 para nos ensinar a forma de poupar a energia elétrica. Tirando aparelhos eletrônicos da tomada, substituíndo as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes compactas, economizando na iluminação do ambiente externo de nossas casas, ajustando os chuveiros elétricos para a posição verão e muitas outras medidas que foram tomadas e que surtiram muito efeito no bolso do consumidor. Já se passaram 5 anos desde então, por isso é preciso recordar as boas práticas.
Para economizar no supermercado é simples, nunca compre por impulso, pesquise os preços, nunca vá com fome, pois você será "atraído" pelos produtos supérfluos, e o principal, sempre faça uma lista de compras em casa, com produtos e quantidades definidas e procure não transgredí-la. Se você não sentiu falta em casa não é porque está vendo o produto na prateleira é que vai comprar!
O instrumento principal para você ter sucesso na administração financeira pessoal é o seu orçamento, bem parecido com a lista de compras, nele você vai listar suas dívidas e suas fonte de renda, no final vai comparar o que precisa e o que pode ser ajustado. No o orçamento, você terá todas as informações, desde os gastos principais até os pequenos, como o cafézinho ou o jornal, pois são justamente estes que somados, fazem muita diferença no fim do mês.
Detalharei cada item destes nesta sessão do site, serão dicas práticas e simples.
Cuide do SEU dinheiro, não entregue ele facilmente.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home